sexta-feira, 13 de junho de 2014

COPA 2014 - MÉXICO x CAMARÕES - ESPANHA x HOLANDA - CHILE x AUSTRÁLIA


Parece incrível, mas número nas camisas dos dois poderia muito bem ter 
refletido o resultado do jogo.



Dia 2 da Copa do Mundo, 3 jogos para fechar os grupos A e B.

O primeiro foi o embate entre México e Camarões, em que a arbitragem fez de tudo para evitar a festa mexicana, mas como diz o ditado: tequila mole, pedra dura, tanto bate até que fura.

Dando sequência à até agora impecavelmente PÉSSIMA arbitragem nesta Copa do Mundo, o Sr. Wilmer Roldán (assessorado pelo bandeirinha Humberto Clavijo) erroneamente anulou dois gols mexicanos – ambos de Giovani dos Santos, filho do jogador brasileiro Zizinho.

O México foi muito superior em campo e a equipe de Camarões até que tentou, mas o máximo que conseguiu foi uma bola na trave. E, como até a mais péssima arbitragem tem que deixar passar um golzinho que seja, esse golzinho foi do Peralta, aos 15 de segundo tempo.

Vitória do México, justamente o próximo adversário do Brasil. Por melhor que tenham sido contra os Camarões, honestamente, não sei se o México tem futebol para vencer nem a Croácia, então podem anotar aí nas suas tabelinhas: Brasil primeiro do grupo A.

E isso nos leva ao grupo B, de onde virá o adversário da Seleção.

Grupo pedreira porque tem Espanha, Holanda e Chile (além da Austrália, coitada, que apesar de ter aplicado as duas maiores surras da HISTÓRIA DA FIFA – 31 x 0 contra Samoa Americana e 22 x 0 contra Tongaé sempre considerada um saco de pancadas no torneio. Mas falemos sobre a Austrália daqui a pouco, porque às 16h00 era hora do esperado jogo entre ESPANHA x HOLANDA.

Nessa reedição da final da última Copa, a famosa “fúria” vermelha e a tradicional laranja mecânica entraram em campo de branco e azul marinho, sugerindo que talvez a FIFA tinha errado nas suas novas e inexplicáveis regras sobre as cores dos uniformes das seleções (regras estas que já foram quebradas em 2 dos 3 jogos até agora, mas falemos mais sobre isso num post futuro, porque isso me deixa realmente muito enfurecido).

O que se viu foi o melhor jogo da Copa do Mundo até agora e acho que, apesar de ser apenas o terceiro jogo da competição, vão ter que remar muito para chegar perto do que foi visto aqui.

Em linhas gerais o jogo foi assim: no começo, a atual campeã Espanha “avançava para os lados”, como é do seu estilo, chegando com perigo ao gol do jovem goleiro Cillessen, que defendia com competência. Até que um pênalti, que até agora ninguém consegue definir se realmente foi pênalti (e só por este fato acaba sendo) em cima do brasileiro espanhol Diego Costa colocou a Espanha exatamente onde ela estava na final da Copa de 2010: com 1x0 sobre a Holanda.

A Holanda tentou reagir e, no final do primeiro tempo, Blind fez um lançamento espetacular na área espanhola que resultou num GOLAÇO de cabeça do van Persie (sei que a ideia de golaço de cabeça pode parecer meio esquisita, mas vejam o lance e me digam se estou errado). E a Holanda foi para o vestiário no fim do primeiro tempo com um honroso empate com a toda poderosa Espanha.

E aí eles voltaram pro segundo tempo, e o que se sucedeu nem o mais roxo (ou laranja, no caso) fã holandês imaginava que pudesse acontecer. Mas aconteceu e foi um verdadeiro massacre. 

Foi como se a Espanha tivesse voltado ao campo com o time reserva – só que do Bandeirante de Birigui. Foram mais 4 gols holandeses contra uma Espanha apática e assustada, resultando num sonoro 5x1 contra a equipe que tem o escudinho no peito dizendo "FIFA World Champions 2010".

Algumas pessoas até poderiam argumentar que foi uma daquelas coisas do futebol, em que às vezes tudo dá certo para um time, enquanto o outro não consegue acertar um único passe. Só que isso seria impreciso neste caso, porque muita coisa que a Holanda fez deu errado – perderam gols feitos, chutaram para fora, erraram passes cruciais... se tivesse dado tudo certo, o placar teria sido 13 x 1.

A imparcialidade de redator me impede de comemorar o feito de maneira mais efusiva, mas honestamente estou pouco me lixando pra imparcialidade e estou rouco até agora com as (muitas) vezes que gritei gol na tarde de hoje. Como nunca escondi, sempre achei esse estilo de jogo espanhol incrivelmente chato... mas hoje ele foi uma DELÍCIA de ver. Espero que a Espanha mantenha o mesmo futebol contra o Chile.

O que nos leva ao último jogo de hoje, que foi Chile x Austrália.

Honestamente, não sei se tem muito o que dizer sobre este jogo, ainda mais depois do jogaço entre Espanha e Holanda, mas o jogo teve lá seus momentos interessantes.

Especialmente porque o Chile parecia ter matado o jogo num período de apenas dois minutos. Vargas marcou aos 10 e Valdívia aos 12 do primeiro tempo.  

Com uma Austrália desolada em campo, a tendência era que assistiríamos a mais uma goleada (porque não sei se vocês se lembram, a Holanda GOLEOU a campeã Espanha). Só que aí o australiano Cahill conseguiu aproveitar um cruzamento aos 35 do primeiro tempo e marcou. De repente a Austrália estava de volta ao jogo.

E os australianos acreditaram e foram pra cima, tanto que ao final do jogo, a equipe da Ocenia tinha mais finalizações do que a sul-americana: 13 x 11.

Só que chutes a gol não valem o mesmo do que gols e, enquanto a Austrália ameaçava empatar o jogo, o Chile liquidou a partida com um gol de Beausejour já nos acréscimos.Chile 3 x 1.

Pode-se dizer que o placar não chegou a refletir o que foi o jogo, AO CONTRÁRIO DO JOGO ENTRA HOLANDA X ESPANHA, QUE REFLETIU SIM! CHUUUUUUUUUUPA ESPANHA!!!

Nenhum comentário: