sexta-feira, 20 de junho de 2014

COPA 2014 - COLÔMBIA x COSTA DO MARFIM - INGLATERRA x ITÁLIA - JAPÃO x GRÉCIA


Um dos raros (e provavelmente um dos últimos) momentos de alegria 
da Inglaterra na Copa de 2014: Rooney faz seu primeiro gol em mundiais.
 
A quinta-feira de Corpus Christi era pra ser um dia com 3 jogos na Copa do Mundo. No entanto, ela acabou sendo um dia com 3 JOGAÇOS. Tanto Colômbia x Costa do Marfim quanto Inglaterra x Uruguai e Japão x Grécia foram jogos de tirar o fôlego (como tem sido a regra até aqui nesta Copa do Mundo, e é claro que eu não estou incluindo aquela aberração que foi Irã x Nigéria nesse bolo).

O dia começou com Colômbia x Costa do Marfim. Ambas as equipes haviam vencido seus primeiros jogos, então a vitória aqui praticamente garantiria a passagem para a próxima fase. E foi com esse espírito que os dois times entraram em campo no Estádio Mané Garrincha em Brasília (o que será que vai acontecer com esse estádio depois da Copa?).

A Colômbia parecia mais organizada e perigosa, mas a Costa do Marfim era um time veloz e muito perigoso, ainda que pecasse nas finalizações. O jogo era lá e cá e os dois times tiveram oportunidades de abrir o placar, mas foi a Colômbia, aos 15 do segundo tempo, queo fez, com um gol de Rodríguez.

6 minutos depois, enquanto a Costa do Marfim ainda tentava assimilar o fato, foi a vez de Quintero fazer 2x0 para os colombianos, praticamente carimbando a passagem dos sul-americanos para as oitavas. Mas é claro que a Costa do Marfim não estava morta e, apenas 3 minutos depois, Gervinho fazia um gol numa bela jogada individual, dando uma injeção de ânimo nas chances marfinenses.

Drogba até tentou, mas não conseguiu mudar o resultado final: Colômbia 2x1. A Colômbia vem com muita força nesta Copa do Mundo e pode dar trabalho mais pra frente na competição.Olho nela.

O segundo jogo era o mais esperado do dia: o embate entre os dois campeões mundiais Uruguai e Inglaterra. Ambos haviam perdido seus jogos de abertura, então o clima do jogo prometia ser quente (em contraste com o frio que fazia em São Paulo).

Eu havia gostado da Inglaterra contra a Itália, mas por algum motivo o futebol veloz e ofensivo dos ingleses contra os italianos não se repetiu contra o Uruguai. O time sul-americano fechou bem o time e impediu que os jogadores ingleses se aproximassem do seu gol. A Inglaterra, por sua vez, também respeitou o Uruguai e segurou Suarez, que havia finalmente sido escalado após a lesão que havia o tirado de campo há mais de um mês.

O jogo lembrou, guardadas as proporções, o jogo entre a Inglaterra e Brasil em 2002, em que as duas equipes ficaram se estudando e esperando por um erro do adversário. 

E é claro que este erro veio dos ingleses, ao deixaram Suarez livre na área, cabeceando com categoria e sem defesa para Hart. Uruguai 1x0 aos 39 do primeiro tempo.

Ducha de água fria nos ingleses, que foram para o vestiário cabisbaixos e se perguntando se a rotina de eliminações do English Team iria se repetir mais uma vez. E o time que voltou para o segundo tempo parecia demonstrar essa melancolia.

O Uruguai dominava o começo do segundo tempo, com a Inglaterra atuando como mero coadjuvante no jogo. Só que aí, à medida em que o Uruguai não conseguia ampliar e os ingleses conseguiam chegar com perigo na área uruguaia, a autoestima deles começou a aumentar e, aos 30 do segundo tempo, Rooney fazia seu primeiro gol EVER em Copas do Mundo. Isso significa que, se você assistiu a este jogo e a Argentina x Bósnia & Herzegovina, já viu 50% de todos os gols do Messi e 100% dos gols do Rooney em Copas. Histórico! Se dê um tapinha nas costas que você merece!

De qualquer forma, depois do gol, a Inglaterra veio pra cima. Tinha mais volume de jogo, chegou mais e quase deu pinta de que iria virar o jogo. Só não contava com uma jogada fulminante em contra-ataque de Suarez. Foi um gol perfeito do uruguaio que sepultou as chances britânicas no jogo a 5 minutos do fim.

Com isso, o Grupo D tinha Costa Rica, Itália e Uruguai com 3 pontos, e a Inglaterra torcendo por uma vitória da Itália contra a Costa Rica para seguir viva (pero no mucho) na competição. E isso me coloca na incômoda situação de ter que torcer para os italianos. Yuck.

De qualquer maneira, o dia terminou com o fechamento da segunda rodada para o Grupo C, entre Japão e Grécia. Acho que se houvesse um sorteio surpresa de ingressos para partidas da Copa do Mundo, e você ganhasse o ingresso para este jogo, a reação seria “Potz... de todos os jogos, justo este?”.

Aí eu diria que você tinha em mãos a oportunidade de assistir a um jogaço entre duas equipes desesperadas pela vitória, com um dos times lutando pela vitória até o fim apesar de uma inferioridade numérica em campo. THIS... IS... SPARTA!!!

De fato, o jogo foi muito divertido. O Japão foi pra cima, sabendo que a Grécia tinha características mais defensivas, e tentou furar o bloqueio grego de todas as formas, sem sucesso. Em raras ocasiões, a Grécia esboçava um contra-ataque, mas também não conseguiu abrir o placar, e a impressão era de que teríamos um repeteco do JOGAÇO entre Irã e Nigéria.

No entanto, aos 39 do primeiro tempo, o capitão da Grécia Katsouranis levou o segundo cartão amarelo, o que significava que a Grécia agora teria que se virar com 10.

Boa notícia para os japoneses, mas surpreendentemente uma melhor notícia ainda para os próprios gregos, que de repente começaram a jogar muito melhor do que tinham até então. A Grécia começou a atacar mais, e isso evidentemente abriu espaço para contra-ataques nipônicos. E o jogo pegou fogo.

Teve até um lance no começo do segundo tempo, em que Samaras tentou fazer igual a Pelé na Copa de 1970 contra a Tchecoslováquia, chutando do meio de campo para tentar encobrir o goleiro Kawashima, que se encontrava adiantado. Claro que ele errou, mas valeu a tentativa e a torcida fez "UUUUUUUHHHHHH!!"

O jogo no segundo tempo foi altamente ofensivo, com os dois times tentando de tudo para marcar o gol, proporcionando chutes ousados e belas defesas de ambos os goleiros.

O resultado final de 0x0 até que foi justo pelo que as duas equipes fizeram em campo, mas lembremos que a Grécia jogou com 10. Talvez seja uma boa tática para o jogo final contra a Costa do Marfim entrar com um a menos? THIS... IS... SPARTA!!!

Nenhum comentário: