sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

A QUICK GUIDE TO THE HITCHHIKER'S GUIDE


Baixei outro dia a coleção completa da série de rádio inglesa “The Hitchhiker’s Guide To The Galaxy” (no Brasil chamado de “Guia do Mochileiro da Galáxia” ou algo assim), baseada nos livros homônimos escritos pelo Douglas Adams (já postei alguma coisa sobre isso aqui).

Fazia muito, muito tempo que eu não ouvia essa “dramatização radiofônica” porque eu tinha isso gravado nuns K7 (ooohhh!) que copiei DA MÃE do Meu Amigo Zoca*. Como não tenho mais onde ouvir K7 em casa, nunca mais ouvi, mas aí encontrei um torrent com a série completa em mp3 e imediatamente baixei pra ouvir no i-pod.

Aí descobri uma coisa muito interessante, que acho que poucos fãs dos livros sabem. O programa de rádio NÃO É baseado no livro “The Hitchhiker’s Guide To The Galaxy”, mas é justamente o contrário.

A série foi feita para o rádio em 1978 e, devido ao seu enorme sucesso, o Douglas Adams decidiu escrever a famosa “trilogia” de cinco livros.

Há alguns anos, decidiram fazer um filme, mas é péssimo e eu fortemente recomendo que vocês não percam duas horas de sua vida com isso.

Mas o livro ou programa de rádio são obrigatórios pelo roteiro inusitado, humor ácido e incrível variedade de personagens bizarros, como o Babel Fish, que mencionei anteriormente, e o Ravenous Bugblatter Beast of Traal.

O tal bicho é uma fera violentíssima, mas também um dos seres mais estúpidos do universo. Ao encontrar um pela frente, basta você enrolar uma toalha na cabeça, de forma que você não consiga mais ver o bicho, e ele deduz que, se você não consegue vê-lo, ele não consegue ver você.

Leiam e ouçam. É uma diliça.


* Para preservar o indivíduo em questão de prováveis danos à sua reputação em virtude de suas quase sempre questionáveis atitudes éticas e morais, o nome de Mark Damian Ament será substituído neste blog pelo pseudônimo “MEU AMIGO ZOCA”.

2 comentários:

Mark disse...

Que saco que é ter o Google Reader. Agora toda post que você faz, eu recebo...

Vladimir "Charles" Brown disse...

Mark. Gostaria que você nunca mais acessasse meu blog.

Por favor. Nunca mais.

Por favor.