domingo, 20 de junho de 2010

COPA 2010 - PARAGUAI x ESLOVÁQUIA - NOVA ZELÂNDIA x ITÁLIA - BRASIL x COSTA DO MARFIM

CLIQUE AQUI PARA O MOMENTO BOOMSTICK DO DIA:
o jogo do dia foi, evidentemente, Brasil x Costa do Marfim,
mas os lances da partida devem estar sendo transmitidos até mesmo
no Discovery Kids. então aqui estão os principais momentos do divertido
Nova Zelândia x Itália, jogo em que a Itália tentou, tentou, tentou
e terminou empatada em 1x1 com a brava seleção da Oceania.


Domingo, dia de jogo do Brasil. Mas antes tivemos dois outros jogos pelo Grupo F – Paraguai x Eslováquia e Nova Zelândia x Itália.

O primeiro jogo, entre Paraguai e Eslováquia, mostrou uma seleção muito mais entrosada – Paraguai – jogando com uma equipe que ainda não entendo como conseguiu se classificar para a Copa do Mundo. A Eslováquia é muito fraca taticamente e não possui jogadores que desiquilibrem. Como resultado, a vitória de 2x0 do Paraguai não chegou a ser surpresa. Para não dizer que o goleiro paraguais Villar não fez nada, teve um chute perigoso no final do jogo, quando a fatura já estava liquidada e a Eslováquia não tinha mais tempo de reverter a situação. E, mesmo nesta tentativa, o goleiro fez uma bela defesa, mantendo o Paraguai com saldo de 2 gols – o que poderia vir a calhar dependendo do resultado entre Nova Zelândia e Itália.

Mas é claro que o jogo entre o tetracampeão e o tal “saco de pancadas da Copa” – como 10 entre 10 comentaristas esportivos definiam a Nova Zelândia antes da Copa – seria uma boa SURRA D’AZZURA (gostaram do termo? Eu que inventei).

Mas quem abriu o marcador foi justamente o saco de pancadas, com um gol irregular, o que tornou a comemoração ainda mais gostosa! O jogador Smeltz recebeu a bola completamente impedido e não teve dúvidas – meteu pro fundo das redes do goleiro Marchetti (Buffon está contundido). Com a Nova Zelândia na frente, a Itália foi pra cima e quase fez o seu com um chute venenoso do Montolivo que pegou em cheio na trave.

Depois, num lance de agarra-agarra que alguns árbitros classificariam como pênalti e outros tantos não, o juiz Carlos Batres apontou a marca penal e Iaquinta converteu o chute, levando a Itália ao empate. Depois, no segundo tempo, pressão total da Itália, que buscava o gol de todas as formas,mas nenhuma delas surtindo efeito. O bom goleito Paston fez belas defesas e a Itália praticamente morou o segundo tempo inteiro no campo da Nova Zelândia. Nos raros momentos em que a equipe da Oceania atacava, era de maneira meio “rifada” e sem objetividade, mas teve um lance na parte final da partida em que o atacante Wood conseguiu se livrar do marcador italiano para dar um chute a gol que por pura maldade não entrou. Foi um pecado porque teria sido o MOMENTO BOOMSTICK DO DIA.

Enfim, Grupo F encerra sua segunda rodada com o Paraguai em primeiro, com 4 pontos, Itália e Nova Zelândia meticulosamente empatados em segundo, com 2 pontos cada um, e uma Eslováquia um ponto atrás, agora tendo que torcer por um milagre para avançar até as oitavas. Poderia estar pior pra eles, como é o caso de Camarões, que já estão fazendo as malas. Mas com a Itália no grupo, a impressão é que a Azzurra pode perder os 3 jogos que mesmo assim vai encontrar alguma maneira de entrar pra próxima fase. Ô timinho.

Depois disso, o esperado duelo entre a Costa do Marfim, de Drogba, contra o Brasil de Kaká, Luiz Fabiano, Elano, Maicon, Julio César, etc, etc.

Finalmente, o Brasil jogou de forma mais objetiva, justificando a fama de eterno favorito ao título. Logo no primeiro minuto de jogo, o primeiro chute a gol, de Robinho. A bola foi por cima, mas demonstrava claramente que a Seleção brasileira iria dar trabalho para o tão falado time africano. E foi o que aconteceu. A Costa do Marfim não se encontrava em campo e só o Brasil atacava. Até que o inevitável aconteceu e Luiz Fabiano fuzilou a meta africana marcando Brasil 1x0.

Segundo tempo e, logo no comecinho, Luiz Fabiano marcou o segundo gol, no que só não pode ser caracterizado como um GOLAÇO porque o brasileiro amparou a bola com o braço duas vezes durante a jogada. Mas isso não chega a tirar o mérito dele ter chapelado dois jogadores da Costa do Marfim antes de chutar sem chances de defesa para o goleiro. Brasil 2x0. Aí foi a vez de Kaká. Alguns instantes após ter tido uma tentativa dele defendida pelo goleiro Barry, ele fez um passe preciso para Elano fazer 3x0. Fatura liquidada e, para não perder o hábito, o Brasil relaxou e permitiu o gol de Drogba, fechando o placar em 3x1.

Só para estragar um pouco mais a festa brasileira, Kaká levou o segundo amarelo no finalzinho do jogo, foi expulso de campo e desfalcará o Brasil contra Portugal. Mas também, de pouco importa isso, porque com estes 3 pontos, o Brasil está matematicamente classificado para as oitavas de final.

Nenhum comentário: