terça-feira, 29 de junho de 2010

COPA 2010 - 8as - PARAGUAI x JAPÃO - ESPANHA x PORTUGAL

CLIQUE AQUI PARA O MOMENTO BOOMSTICK DO DIA:
Portugal até que tentou, mas não consegui segurar o eficiente
ataque espanhol.
Embora o placar do jogo tenha sido apenas 1x0,
a Espanha massacrou a zaga
portuguesa e só não marcou mais
pelas belíssimas defesas do goleiro Eduardo.
Na foto,
Cristiano Ronaldo, todo dodói, ficando bravinho quando tentam

entrevistá-lo após o jogo.


E finalmente chegamos ao final das oitavas, com dois jogos fechando a rodada: Paraguai x Japão e Espanha x Portugal.

Confesso que não esperava muito do primeiro jogo, uma vez que os dois times só estavam lá por questões puramente circunstanciais. Mas como tínhamos uma situação em que todos os sul-americanos que haviam chegado às oitavas haviam avançado (menos o Chile, só porque jogava com outro time sul-americano), queria ver se a América do Sul teria 100% de aproveitamento das vagas. Além do mais, o jogo era histórico independente do resultado, uma vez que nem Japão e nem Paraguai haviam conseguido chegar a uma quarta de final numa Copa do Mundo. Então, pelo menos tínhamos elementos para tornar o jogo interessante.

O Paraguai é um time melhor que o Japão, que não é um time ruim. O jogo foi até certo ponto equilibrado. Ambos os times atacavam com cautela e dava-se a impressão de que a responsabilidade de levar a sua seleção pela primeira vez a uma quarta de final estava deixando os jogadores muito nervosos. Muita jogada de meio de campo, muitas bolas fora e algumas poucas defesas dos goleiros. O cenário de um 0x0 estava se desenhando e, de fato, quando o árbitro apitou o fim do jogo, nada havia mudado.

Na prorrogação, ainda tínhamos dois times excessivamente cautelosos, com algumas poucas – e não muito empolgantes – chances de gol. Nada mais justo que o jogo fosse para a primeira decisão por pênaltis desta Copa. E a justiça foi feita.

Nos pênaltis, manutenção do equilíbrio entre as equipes. Ao todo, 9 jogadores chutaram a gol, e apenas um errou – o Yuichi Komano. Este único erro foi o suficiente para que o Paraguai carimbasse seu passaporte até as quartas de final pela primeira vez em sua história.

O outro jogo, entre a campeã europeia e sua vizinha lusitana, foi muito menos equilibrado. De verdade, a Espanha deu um banho em Portugal, mas o resultado do jogo não demonstra isso pela incrível competência do goleiro Eduardo. O goleiro português fez milagres e parou uma Espanha inspirada e incrivelmente perigosa.

O time espanhol já começou atacando, com um toque de bola muito preciso e ameaçador. Os jogadores procuravam por brechas no sistema defensivo português, mas Portugal mantinha sua meta bem protegida em quase todas as situações. Nas poucas em que os zagueiros bobeavam, lá estava um atacante espanhol dando trabalho para Eduardo.

Assustado, o time português não teve alternativa senão ir pra cima. E quase abriu o marcador num chute do insuportável Cristiano Ronaldo, que Casillas tentou encaixar, mas soltou a bola na pequena área. O gol não saiu por capricho do destino. Animado, Portugal começou a atacar mais, mas sem furar a defesa espanhola.

Com isso, a Espanha se recompôs e começou a dar trabalho à zaga portuguesa de novo, com Eduardo tendo que mostrar muito serviço. Até que, água mole pedra dura, tanto bate até que fura, e Villa conseguiu enfiar a bola na meta portuguesa após um chute rebatido de Eduardo. Espanha 1x0.

O jogo não teria mais gols, mas teria mais ataque espanhol, mostrando que este time não foi campeão europeu à toa. Acho que pela primeira vez, a Espanha assusta e mostra que veio atrás da estrela na camisa de verdade. Se não amarelar como de costume, candidata séria ao título.

E, com isso, temos nossos 8 finalistas para a próxima fase da Copa. Os confrontos serão:

Nenhum comentário: