terça-feira, 22 de junho de 2010

COPA 2010 - DEFINIÇÃO DO GRUPO A - DEFINIÇÃO DO GRUPO B

CLIQUE AQUI PARA O MOMENTO BOOMSTICK DO DIA:
a Argentina, do MALUCÃO Maradona, ainda não sabe o que é perder
ou empatar nesta
Copa do Mundo e, até mesmo com uma exibição “moderada”
contra
a Grécia, podia ter saído de campo com muito mais que 2x0.
Vai ser complicado brecarem os hermanos na competição.


Última rodada da primeira fase significa dois jogos simultâneos por grupo, o que eleva o número de jogos por dia para 4, mas limita o espectador a ver apenas 2 ao vivo (a não ser que você tenha duas televisões ligadas em canais diferentes, o que é meio PSYCHO).

De manhã, tivemos a definição do Grupo A, que contava com África do Sul, México, Uruguai e França. México e Uruguai jogavam por um empate, que automaticamente eliminaria as outras duas seleções da Copa. Para manter as esperanças de avançar na competição, África do Sul e França teriam que golear e torcer por uma vitória convincente uruguaia ou mexicana. Pois é. O Uruguai até fez parte do combinado, vencendo o jogo contra um México que atacou tanto no segundo tempo que chega a ser paranormal o fato da bola não ter entrado. Enquanto isso, os Bafana-Bafana tentavam de todas as formas reverter o saldo negativo que tinham para sonhar com uma possível classificação. Começaram bem, metendo 2x0 nos franceses – desfalcados pela expulsão de Gourcuff – que ficavam cada vez mais desesperados com a perspectiva de repetir a campanha desastrosa de 2002, em que não marcaram um único gol. No segundo tempo, finalmente o gol francês saiu, o que foi uma ducha de água fria meio "desnecessária" nas pretensões africanas, porque a classificação francesa era praticamente impossível à essa altura. O jogo seguiu com ataques sul-africanos, mas a bola não entrou mais e os dois times se despediram de forma melancólica da Copa de 2010.

Pela primeira vez na história da Copa, um país-sede não passa da primeira fase. Pecado para a simpática África do Sul e mais um recorde para o extenso currículo do técnico Carlos Alberto Parreira. E Argentina e Uruguai avançam para a próxima fase. É a primeira vez que a famosa celeste passa para as oitavas desde 1990. Uhuu.

Depois vieram os jogos do Grupo B – Argentina, Nigéria, Coreia do Sul e Grécia. Os Argentinos, do MALUCÃO Maradona, estavam virtualmente classificados e pegavam a Grécia, empatada em pontos com a Coreia do Sul. Uma vitória da Argentina sobre a Grécia e da Nigéria sobre a Coreia levariam os 3 times a 3 pontos, e aí valeria a quantidade de gols marcados por cada equipe. Enfim, a Argentina não bobeou e atacou a Grécia o jogo todo, obrigando o sucessor do goleiro Nickopolidis – Tzvorvas – a realizar um punhado de defesas difíceis e importantes. Mas tão intenso foi o ataque da equipe argentina que a bola acabou entrando duas vezes, com os dois “Martins” da seleção: o Demichelis (do meu glorioso Bayern) e o especialista em perder pênaltis, Palermo. O prodígio Messi ainda deu uma porrada na trave e os 2x0 acabaram saindo barato para a Grécia que, com este jogo, deram adeus à Copa do Mundo.

O titular da outra vaga viria, então, do outro jogo – entre Nigéria e Coreia do Sul. Foi um jogo aberto, com duas equipes buscando a vitória o tempo todo e o resultado final foi um empate entre 2x2. A impressão que tive foi que, se alguém merecia os 3 pontos, este alguém teria sido a Nigéria, que atacou com mais perigo. Claro que eu precisaria assistir ao jogo inteiro para ver se isso condiz com a realidade, mas pelos highlights do site da Fifa, foi esta a impressão que deu. De qualquer forma, o empate de 2x2 deu a vaga à equipe asiática, que pela segunda vez passa para uma segunda fase na Copa do Mundo. Uhuu.

Temos, então, os dois primeiros jogos das oitavas de final. São eles:

URUGUAI x COREIA DO SUL
ARGENTINA x MÉXICO

Viva Zapata!

Nenhum comentário: