domingo, 27 de junho de 2010

COPA 2010 - 8as - ALEMANHA x INGLATERRA - ARGENTINA x MÉXICO

CLIQUE AQUI PARA O MOMENTO BOOMSTICK DO DIA:
a Alemanha venceu a Inglaterra nas oitavas com propriedade, mas teve
sua vitória maculada por um erro da arbitragem, que não validou um gol
legítimo inglês, que teria empatado a partida em 2x2. Vergonhoso.
E, infelizmente, mais vergonhoso ainda foi a FIFA ter suprimido o momento
do vídeo com o resumo da partida. De qualquer forma, o vídeo com o
quase-gol do Lampard está mais abaixo no post.


Então vamos lá. Segundo dia das oitavas, dois JOGAÇOS: Alemanha x Inglaterra e Argentina x México.

Confesso que sentei para assistir à primeira partida com o coração partido, dadas minhas origens britânicas, mas como bom e persistente torcedor da Alemanha que sou, respirei fundo e me preparei para o que eu achava que seria um jogão de bola.

Felizmente, minhas expectativas quanto ao jogo se concretizaram e tivemos um espetacular embate entre as duas seleções. A Alemanha voltou a exibir o futebol mostrado contra a Austrália e a Inglaterra jogou muito mais do que havia jogado contra a Argélia. Ambos os times foram pra cima e, dadas as características ofensivas do reformulado time alemão, isso significava possibilidades de contra-ataque.

Por isso, não chegou a ser surpresa quando a Alemanha abriu o placar aos 20 minutos, com um gol oportunista do bom e velho Klose, marcando seu 12º gol numa Copa do Mundo. Alemanha 1x0 e a Inglaterra tentando se achar em campo, mas jogando de forma dura e sem criatividade. A Alemanha continuou melhor em campo e, com um gol calculado e preciso do Podolski, ampliou para 2x0.

Aí tinha-se a impressão de que a Alemanha iria enfiar uma goleada na Inglaterra, mas os bravos bretões não se abalaram e vieram pra cima. E, numa cabeçada de Upson aos 37 do primeiro tempo, a insistência se justificou. 2x1.

Aí veio o lance polêmico do jogo - o gol inglês que foi anulado, numa falha terrível da arbitragem. Lampard, que fazia uma ótima partida, chutou de fora da área e a bola bateu na travessão, entrando no gol alemão e caprichosamente quicando para fora. Gol claríssimo da Inglaterra, mas... o juiz não deu. Olhem no vídeo abaixo como a bola entra no mínimo 30cm para dentro do gol.


A quem acompanha o blog há mais tempo, o episódio lembra este aqui, que também foi uma VERGONHA. De qualquer forma, foi mais ou menos uma retribuição ao erro da arbitragem na final da Copa de 1966, com aquela famosa bola do Hurst que bateu no travessão e NÃO ENTROU, mas que foi validado pelo juiz. Sinceramente, eu queria que o gol tivesse sido anotado. Acho horrível ganhar com uma “forcinha” do juiz e foi um chutaço do Lampard que MERECIA o gol. Mas, cabeça erguida porque tinha o segundo tempo pela frente para consertar os erros da arbitragem.

E o segundo tempo começou com a Inglaterra mais presente na área alemã, atacando e tentando furar o bloqueio da bem armada zaga tedesca. Com isso, claro, havia espaço para contra-ataques. E foi o que aconteceu.

Mais 2 gols de Müller e o sepultamento das chances britânicas nesta Copa do Mundo. Fiquei feliz pela vitória, claro... mas triste ao mesmo tempo. A Inglaterra devia ter ganho o jogo fácil contra a Argélia e evitado este confronto logo numa oitava de final. Enfim, não existe “se” e os fatos são os fatos. Alemanha nas quartas de novo (o time germânico nunca saiu antes das quartas de uma Copa do Mundo) e Inglaterra de volta pra casa.

Aí veio o jogo entre Argentina e México. Claro que, sabendo que deste jogo sairia o adversário da Alemanha na próxima fase, torci contra a Argentina (na verdade, teria torcido contra, mesmo se fosse Argentina x Mistão de Osasco, mas isso não vem ao caso agora).

O México começou melhor e conseguiu até uma bola na trave. Mas aos poucos a Argentina – que jogava com uma esquisita combinação de camisa branca e azul, calções em azul-real e meias idem – foi mostrando sua superioridade e controlando o jogo. Fato é que o sistema defensivo da Argentina é bem meia-boca. Mas fato é também que o México não soube se aproveitar desta deficiência. E, aí, o Messi lançou a bola para um impedido Tevez marcar Argentina 1x0.

Aí foi a vez do jogador mexicano Osorio “passar” a bola para o argentino Higuain, que agradeceu e ampliou a vantagem argentina, se isolando como artilheiro da competição, com 4 gols. Aí, num ataque da seleção argentina, o ex-corinthiano Carlitos Tevez surpreendentemente marcou um GOLAÇO de fora da área, acabandode vez com as pretensões mexicanas.


O México, que contava com Salcido e sua impressionante categoria e precisão nos chutes de longa distância, assustou a defesa argentina algumas vezes e até chegou a fazer um gol de honra, numa bomba de Hernandez. Mas com 20 minutos de jogo pela frente, virar o jogo era uma meta demasiadamente otimista. Acabou o jogo e a Argentina repetia o cenário de 4 anos atrás, ao ganhar do México nas oitavas e partir para um embate contra a Alemanha nas quartas. Será a 6ª partida entre as duas tradicionais equipes na história das Copas. E espero que a história se repita e a gente despache a Argentina de uma vez.

VAI PODOLSKI!

Nenhum comentário: