quarta-feira, 16 de junho de 2010

COPA 2010 - CHILE x HONDURAS - ESPANHA x SUÍÇA - ÁFRICA DO SUL x URUGUAI

CLIQUE AQUI PARA VER O MOMENTO BOOMSTICK DO JOGO:
avance até 1:48 para ver o suíço Eren Derdiyok se livrando da marcação
e tocando para o gol. A bola bate caprichosamente na trave, mas foi quase
o golaço da Copa.


Finalmente, encerrou-se a primeira rodada da primeira fase, com Chile x Honduras e Espanha x Suíça.

O Chile não é mais aquele time que chegou a impor respeito nos anos 90 e Honduras tem tanta tradição no esporte que até colocou um “H” enorme no uniforme para evitar que as pessoas escrevessem o nome do país errado. Então as perspectivas não eram exatamente de um jogo eletrizante. E, de fato, os dois proporcionaram um jogo em que o time chileno atacou, atacou, atacou e atacou, mas sem o mínimo de objetividade. Tanto que o resultado final foi reflexo da falta que faz um Salas no time: um magro 1x0.

Honduras ficou se segurando lá atrás e o jogo fez jus ao baixo nível técnico que estamos vendo nesta Copa do Mundo. Fora o gol e o que foi provavelmente a melhor defesa da Copa até aqui, realizada pelo goleiro hondurenho, nada de muito emocionante aconteceu durante o jogo. De qualquer forma, o Chile faz 3 pontos que poderão ser importantes mais pra frente, especialmente pelo jogo que se seguiu.

E o que se seguiu foi um verdadeiro jogaço nesta Copa tão carente de bons jogos de futebol: Espanha e Suíça. Era a estreia da FÚRIA espanhola contra uma seleção que não tomava gol há 4 jogos (empatou em 0x0 com a Ucrânia nas oitavas durante a última copa e acabou perdendo nos pênaltis). Todos esperava um show da Espanha, mas o que acabou acontecendo foi justamente o contrário. A Espanha movimentou a bola, tentou atacar, mas a Suíça soube neutralizar o ataque espanhol com muita eficiência. Aí, numa bola longa chutada o campo da Espanha, a pelota sobrou para o Eren Derdiyok, que dividiu com o goleiro Casillas. A bola sobrou para o Gilson Fernandes (com seu nome tipicamente suíço) fazer um supreendente e improvável gol em cima da seleção campeã européia.

A Espanha continuou tocando bola com qualidade, mas sem fazer o gol. Na verdade, o lance mais bonito do jogo (e um dos mais bonitos da Copa) foi justamente uma jogada fenomenal do suíço Derdiyok, cortando dois marcadores e carimbando a trave esquerda de Casillas. PECADO esta bola não ter entrado.

Jogão. E 3 pontos para a Suíça, que agora iguala o recorde histórico da Itália de 1990 – 5 jogos sem tomar gol. Pensando que o próximo adversário dos suíços é o Chile, um time teoricamente mais fraco que a Espanha, quem sabe não teremos um novo recordista nesta Copa. Agora vejam que curioso: é da Suíça também uma outra marca, só que bem menos “comemorável” – a de jogos consecutivos concedendo ao menos um gol. Entre 1934 (sim, TRINTA E QUATRO) e 1994, nos 22 jogos que a Suíça fez na Copa do Mundo, em todos ela concedeu pelo menos um gol. isn't it ironic?

E, com isso, encerrou-se com chave de ouro a primeira rodada da Copa do Mundo de 2010.

Logo em seguida, começou-se a segunda, com o jogo entre a África do Sul e o Uruguai. Foi um jogo que teve mais presença uruguaia e uma seleção sul-africana que parecia não se encontrar em campo, talvez por um excesso de nervosismo. O jogo teve lances inusitados, como a expulsão do goleiro sul-africano Khune, por uma falta dentro da área em Suarez. Tivemos também a primeira vez desde o jogo da Alemanha em que um time marcou mais do que duas vezes – o Uruguai fez 3 gols – sendo que 2 destes foram com o Diego Forlan, que assume a artilharia da competição. Uhu!

O resultado leva o Uruguai aos 4 pontos em 2 jogos e deixa a África do Sul com um só, esperando para ver o que vai acontecer entre França e México amanhã – ambos também com um ponto cada. Fato é que as chances da seleção do Parreira avançar para as oitavas agora parecem bem distantes e devemos ter, pela primeira vez na história da Copa, um país-sede fora da competição logo na primeira fase.

É uma pena... mas quem sabe assim a gente silencia um pouco as vuvuzelas?

Nenhum comentário: