quinta-feira, 24 de junho de 2010

COPA 2010 - DEFINIÇÃO DO GRUPO E - DEFINIÇÃO DO GRUPO F

CLIQUE AQUI PARA O MOMENTO BOOMSTICK DO DIA:
não poderia ser outro - a eliminação italiana da Copa do Mundo.
Meros 3 joguinhos após ter levantado o caneco em 2006, a Itália
surpreende e causa uma alegria incomensurável a este que vos escrece.


Hoje tivemos mais dois grupos definidos. Um estava completamente aberto, o da Itália (hehehe) e ou outro esperando pela definição do segundo lugar, uma vez que a Holanda já havia assegurado sua vaga matematicamente na rodada anterior.

Começou pelo grupo da Itália (hehehe), que pegava a seleção da Eslováquia. Enquanto isso, Nova Zelândia (o tal saco de pancadas da competição) jogava com o Paraguai.

Vamos começar pelo jogo que eu não vi – Nova Zelândia x Paraguai. Pelo que li, o jogo foi de poucas oportunidades, com um resultado que fez jus à emoção da partida: 0x0. Foram poucas chances de gol e o placar acabou eliminando a Nova Zelândia (que jogou bem ao estilo All Blacks – toda de preto) de maneira quase festiva para o time da Oceania. Os kiwis não perderam um único jogo nesta copa – foram 3 empates – e calaram a boca de todos os “especialistas” que apontavam a seleção como a pior da Copa. Na verdade, o outro jogo do grupo mostraria que a Nova Zelândia não era a pior seleção nem do próprio grupo (hehehe).

O jogo entra a atual campeã mundial Itália (hehehe) e a Eslováquia dava a impressão que seria uma daquelas clássicas vitórias da Azzurra por 0,5x0 no finalzinho do jogo, classificando os italianos para a próxima fase. Mas, surpreendentemente, foram os eslovacos que abriram o marcador no primeiro tempo, depois de uma saída de bola desastrosa do italiano De Rossi, que foi interceptada por Vittek. Com um gol de desvantagem e precisando da vitória, os italianos se desesperaram e tentaram partir pra cima no segundo tempo, mas sem muita objetividade e dando espaço para contra-ataques da Eslováquia. Tanto, que, de repente, Vittek se viu na área e fez mais um belo gol por cima de Marchetti. Aí o jogo ficou espetacular, com a Itália atacando e os eslovacos se defendendo e esperando por alguma nova bobeada italiana. De tanto insistir, os italianos conseguiram marcar um gol com Di Natale, a 10 minutos do fim. Mas a já escassa esperança de que a Itália conseguiria virar o jogo foi por água abaixo quando Kopunek enterrou a bola na meta italiana pela terceira vez, recuperando a vantagem eslovaca de dois gols e sepultando as chances italianas. Os italianos chegariam a marcar mais uma vez, com Quagliarella, mas não foi o suficiente e a Eslováquia terminou a rodada em 2º lugar no grupo e rebaixando a Itália – poderosa campeã mundial – a última colocada no Grupo F, atrás daquele bom e velho “saco de pancadas”, a Nova Zelândia (hehehe). Em primeiro lugar, o Paraguai, que empatou duas e ganhou uma.

E os dois finalistas da Copa do Mundo da Alemanha foram eliminados na primeira fase da competição, num vexame sem precedentes na história das Copas. Para este que vos escreve, foi uma DILIÇA!

De tarde, tivemos a definição do Grupo E – o da Holanda – com a charmosa seleção laranja já classificada. Sobrava ver quem ficaria com a segunda vaga – Japão ou Dinamarca. A Holanda cumpria tabela ao jogar contra o time de Camarões, que também cumpria tabela, por estar já matematicamente eliminado da Copa. Assim, o resultado deste jogo só serviu para garantir o primeiro lugar da Holanda, que bateu Camarões por 2x1, num jogo até que divertido, com ambas equipes indo atrás da vitória.

Mas o jogo importante mesmo era Dinamarca x Japão, jogo em que o ganhador levaria uma vaga nas oitavas. E foi um jogo muito aberto e divertido. Confesso que esperava uma vitória dinamarquesa, mas o Japão foi pra cima e venceu a partida por 3x1, com 3 belos gols, enquanto a Dinamarca teve que se contentar com um golzinho de pênalti (e ainda foi mal cobrado). Tivemos bolas nas traves de ambas as equipes e o jogo foi tudo menos monótono. E com isso o Japão segue para as oitavas enquanto os herdeiros da Dinamáquina que assombrou o mundo em 1986 arrumam as malas e voltam para casa.

E os jogos das oitavas que se definiram hoje são:

HOLANDA x EXLOVÁQUIA
PARAGUAI x JAPÃO

E ARRIVEDERCI, ITALIA!

Nenhum comentário: