terça-feira, 15 de junho de 2010

COPA 2010 - NOVA ZELÂNDIA x ESLOVÁQUIA - PORTUGAL x COSTA DO MARFIM - BRASIL x COREIA DO NORTE

MOMENTO BOOMSTICK DO DIA: hoje não é um vídeo,
mas uma foto do jogo entre Brasil e Coreia do Norte.
Olhem que bacana a faixa que a torcida brasileira deixou estendida
o jogo todo. É isso aí!
CALA A BOCA GALVÃO!


Nova Zelândia x Eslováquia. Finalmente a tão esperada estreia do tal “saco de pancadas da Copa”, de acordo com os especialistas.

Confesso que falaram tão mal da Nova Zelândia que cheguei a torcer para que ela surpreendesse, só pra calar a boca dos “especialistas”. E não é que deu mais ou menos certo? Não sei se pelo fato da Nova Zelândia ser melhor que o esperado, ou pelo fato da Eslováquia ser pior, o jogo foi mais ou menos equilibrado. Não que isso signifique que tenhamos tido um jogo bom, porque foi bem longe disso.

Aliás, Eslováquia, Eslovênia e Sérvia numa única Copa é sacanagem. Me sinto meio ignorante em dizer isso, mas o fim da União Soviética transformou o leste europeu num emaranhado de países cuja única função parece ser a de complicar as eliminatórias europeias. Saudades da Iugoslávia e da poderosa Tchecoslováquia. Agora temos Eslováquia, Eslovênia, Sérvia, República Tcheca, Bosnia, etc. e para o leigo (como é o caso deste que vos escreve) a impressão que se tem é de que é tudo mais ou menos a mesma coisa. O mundo já foi mais simples...

Enfim, quanto ao jogo, a Eslováquia não honrou suas tradições tchecas e fez um jogo morno contra um time supostamente muito inferior. Fez 1x0 e, no finzinho do jogo, tomou um surpreendente gol de empate dos kiwis, embolando em todos os aspectos o grupo F, de forma até anteontem impensável. Todas as seleções – Itália, Paraguai, Nova Zelândia e Eslováquia – agora estão empatados em todos os critérios e se o mundo acabasse hoje, teriam que fazer um sorteio para definir quem teria ido para a próxima fase da competição (claro que dificilmente teria este sorteio, dado o fim do mundo).

De qualquer forma quem deve estar comemorando bastante este resultado insosso é a Itália, que vai acabar se classificando aos 46 minutos do último jogo desta fase, provavelmente com um gol roubado.

Enfim, depois deste fenomenal aperitivo que foi o embate entre Nova Zelândia e Eslováquia, chegou a vez da aguardada estreia de outro time supostamente favorito – Portugal. Com este jogo, finalmente entendi o porquê de um dos símbolos do país ser um galo, porque o jogo foi digno daquelas peladas que transmitiam (transmitem ainda?) na Record de manhã cedo – o Desafio ao Galo. Que jogo horrível. Esperava mais da Costa do Marfim, que deu um trabalhão para a Holanda na última Copa e contava com todo o talento do Drogba. Mas, a rigor, nada aconteceu. O insuportável Cristiano Ronaldo chegou a chutar uma bola na trave, mas foi muito pouco para quem quer levantar uma Copa do Mundo de Futebol. Jogo esquecível.

E, finalmente, temos a estreia da Seleção Brasileira, única participante de todas as Copas do Mundo até agora. Com este jogo, o Brasil se iguala à Alemanha em número de partidas numa Copa do Mundo (pelo menos até sexta, quando a Alemanha joga de novo).

O jogo foi meio duro de assistir. Primeiro tempo muito xoxo, com o time da Coreia do Norte fechado lá atrás e com um toque de bola surpreendentemente bom. Com o segundo tempo, o Brasil começou a atacar mais um pouco, mas nada que empolgasse. Até por uma questão de persistência, uma hora a bola entrou, num belo gol do Maicon. Pouco tempo depois, o Brasil ainda ampliou para 2x0 e tudo parecia indicar que a porteira estava aberta e que o Brasil finalmente tinha achado o caminho do gol. Mas não só isso não era verdade como a Coreia do Norte conseguiu um surpreendente gol no finalzinho do jogo. Não chegou a chocar como a vitória norte-coreana sobre a Itália na Copa da Inglaterra de 1966, mas foi completamente inesperado e, de certa forma, premiou a forma taticamente disciplinada com que os jogadores encararam o jogo.

De qualquer forma, o Brasil demonstrou ter um time cheio de problemas, mas o Brasil é sempre poderoso e cresce nos momentos decisivos. Deve, pelo menos em teoria, seguir adiante na competição como líder do Grupo G. Mas, claro, O FUTEBOL É UMA CAIXINHA DE SURPRESAS (sempre quis escrever isso).

Nenhum comentário: