sexta-feira, 18 de junho de 2010

COPA 2010 - ALEMANHA x SÉRVIA - ESLOVÊNIA x EUA - INGLATERRA x ARGÉLIA

CLIQUE AQUI PARA O MOMENTO BOOMSTICK DO DIA:
Com seus uniformes bem ao estilo Ponte Preta x Charlie Brown,
os EUA e a Eslovênia proporcionaram o melhor jogo do dia,
cheio de ataques, gols e polêmica.


Hoje, após o primeiro jogo do dia, recebi a seguinte mensagem no msn: “hiuhiuhiuhiuhiu! Mal posso esperar pelo seu post de hoje!”

O comentário, de teor maldoso e desnecessário, se referia ao fato da Alemanha ter perdido o jogo contra a Sérvia, apesar do franco favoritismo. Mas, se evidentemente não comemorei o resultado, sinceramente não fiquei muito melancólico porque achei que o placar não refletiu a realidade do jogo e nem do potencial ofensivo da seleção alemã.

Claro que eu sabia que a partida não seria uma baba como foi com a Austrália, porque a Sérvia iria se fechar e marcar com pressão total. Mas é fato que a arbitragem também ajudou a consolidar o resultado. A expulsão do Klose foi injusta e desproporcional, assim como o festival de cartões amarelos que o juiz decidiu distribuir para os jogadores no primeiro tempo. Parecia até que ele estava apitando o tempo todo com o cartão em punho e o braço estendido. Um pecado porque, com a expulsão, as chances do polonês naturalizado alemão quebrar o recorde de gols marcados nos mundiais ficou praticamente impossível.

Com um homem a menos, a Alemanha se perdeu momentaneamente e a Sérvia abriu o marcador, com um gol meio “freak” numa bobeada na pequena área alemã.

Depois, a rigor, apesar de ter um jogador a menos, só deu Alemanha. O Podolski deve ter dado uns 4.769 chutes, mas nenhum acertou o gol. Até que o inusitado aconteceu. Pela segunda vez em dois jogos, um sérvio decidiu cortar com a mão uma bola inofensiva dentro de sua própria área. Foi quase um replay do que aconteceu no jogo contra Gana e, assim como naquela partida, o juiz marcou pênalti. Infelizmente, o artilheiro Podolski cobrou muito mal a penalidade e o goleiro Kolarov defendeu.

O técnico Löw ainda tentou deixar o time mais ofensivo no meio do segundo tempo, mas achei um erro ter tirado o excelente Oezil, homem que dava movimentação à equipe. Tanto foi um erro que a pressão alemã foi mínima nos estágios finais da partida, com o time sempre na área sérvia, mas sem oferecer muito perigo.

Com isso, Alemanha, Sérvia e Gana todas têm 3 pontos, dividindo a liderança do grupo, mas esperando pelo confronto entre Gana e Austrália amanhã – jogo este que pode definir um novo líder para o Grupo D.

O resultado não foi bom, claro, mas também me pareceu um daqueles dias em que TUDO dá errado. É a primeira vez desde 1986 que a Alemanha perde um jogo na primeira fase da Copa do Mundo. Vale lembrar que, naquele ano, a Alemanha chegou à final da competição e esses dias de azar supremo não costumam se repetir. Por isso, aposto em reação contra Gana.

Já o jogo entre Eslovênia e EUA foi incrivelmente divertido. Foi um jogaço de bola, mas novamente maculado por uma arbitragem ineficiente. O jogo teve uma infinidade de chutes a gol, defesas, ataques dos dois lados e os americanos foram buscar um empate depois de estarem perdendo por 2 gols.

Mas a verdade é que o time norte-americano merecia ter saído de campo com os 3 pontos, porque um gol legítimo do Maurice Edu foi anulado pelo árbitro por algum motivo que, para mim, permanece até agora um mistério.

O outro jogo do grupo C – Inglaterra x Argélia – foi exatamente o oposto: um porre. Raras vezes numa Copa do Mundo lembro de ter visto uma partida de tão baixo nível técnico. A Inglaterra se limitou a recuar a bola para o goleiro argelino, e isso quando CONSEGUIU recuar. Foi um jogo SOFRÍVEL de assistir, com praticamente zero lances de perigo de ambos os lados,

Infelizmente, cada equipe saiu de campo com 1 ponto para colocar na tabela porque, de verdade, neste jogo de perdedores, ninguém merecia levar um único pontinho que fosse.

Resumo da ópera, a Eslovênia, com seu uniforme Charlie Brown, lidera o grupo com 4 pontos. Inglaterra e EUA dividem a segunda posição com 2, mas os americanos levam vantagem no critério de gols marcados. Em outras palavras, se nada mudar, a Inglaterra vai pra casa mais cedo nesta Copa, fazendo um papelão impensável antes do começo a competição. Vamos ver.

Nenhum comentário: