segunda-feira, 14 de junho de 2010

COPA 2010 - HOLANDA x DINAMARCA - JAPÃO x CAMARÕES - ITÁLIA x PARAGUAI

CLIQUE AQUI PARA O MOMENTO BOOMSTICK DO DIA:
Holanda e Dinamarca proporcionaram uma partida até que
equilibrada. Pelo menos até a bola tocar em três jogadores dinamarqueses
e cair dentro do próprio gol da equipe. No vídeo, o resumo do jogo.


Hoje foi um dia de bons jogos, o que apenas agravou minha frustração de não ter conseguido tirar férias durante a Copa toda, como habitual.

Começamos com Holanda x Dinamarca, num jogo até certo ponto equilibrado, com a Dinamarca atacando mais no primeiro tempo e levando perigo para o gol holandês. Os holandeses não contavam com Robben, ainda em recuperação, e a Dinamarca levava perigo, até que, de repente, a bola foi lançada na área dinamarquesa e foi batendo desajeitadamente em 3 jogadores dinamarqueses até parar dentro do gol. Foi o primeiro gol contra da história da Dinamarca nos mundiais. No segundo tempo, o jogo pendeu para a Holanda, que atacou mais. Reflexo disso foi o segundo gol da equipe laranja, num arremate de Elia que bateu na trave e sobrou para Kuyt, que não perdoou. Com esta vitória, a Holanda sustenta uma invencibilidade de 20 jogos, mas confesso que esperava um pouco mais desta seleção que já foi duas vezes vice-campeã mundial. Vamos ver se, com a volta do Robben, as coisas se azeitam.

Pro segundo jogo – Japão e Camarões – confesso que não dava muita bola. A TV ligada aqui na agência não mostrava sinais de que a partida estava sendo interessante, até que ouvi o grito de gol do narrador e vi o Japão abrindo o placar. No segundo tempo, o jogo foi mais movimentado e os últimos 15 minutos foram divertidíssimos. Ataques dos dois lados, bola na trave e boas defesas. Os camaroneses vieram pra cima e chegaram a merecer o empate. Mas, como é sabido, a vida – principalmente no futebol – não é necessariamente justa. E o Japão saiu com 3 pontos, empatado com a Holanda e deixando um problemão para Camarões e Dinamarca.

De tarde tivemos a estreia da Itália, atual campeã e uma das seleções que mais me irritam. Com um futebol chato e sem graça, a Itália raramente empolga, mas sempre chega. Seu adversário, o Paraguai, vinha de boa campanha nas eliminatórias, mas também contava com um futebol sem muito brilho. Dadas as características dos dois, o jogo prometia ser um duelo de defesas fortes com raras chances de gol. Mas elas até que aconteceram e o jogo foi mais divertido do que o previsto. Especialmente porque o Paraguai de repente abriu o marcador, fato este que foi fartamente comemorado por este que vos escreve. A Itália pressionou mais no segundo tempo e, num escanteio, veio o empate italiano, fato este que irritou profundamente este que vos escreve. Com mais time que o Paraguai, a Itália até esboçou uma virada, mas ela não veio e os dois times agora somam 1 pontinho cada, esperando pela provável vitória da Eslováquia contra a Nova Zelândia amanhã, fechando a primeira rodada do Grupo F.

Um ponto para qualquer outro time poderia ser motivo de desespero num campeonato em que cada jogo conta muito e qualquer erro pode ser fatal. Mas, em se tratando da Itália, isso não significa muita coisa, porque se tem algo que eles sabem fazer como ninguém é reverter situações desfavoráveis. Vamos ver como a saída do Buffon – sentindo dores – afeta o tradicional ferrolho intransponível da Azzurra.

Nenhum comentário: