quarta-feira, 23 de junho de 2010

COPA 2010 - DEFINIÇÃO DO GRUPO C - DEFINIÇÃO DO GRUPO D

CLIQUE AQUI PARA O MOMENTO BOOMSTICK DO DIA:
pode não ter sido o momento mais empolgante do dia para a maioria
das pessoas, mas como eu sou torcedor da Alemanha, pra mim foi
(e o blog é MEU). Então aí vai o gol que levou a seleção alemã
a uma segunda fase de Copa do Mundo, pela 15ª vez consecutiva.



No segundo dia da fase decisiva da primeira fase, duas seleções potencialmente candidatas ao titulo entraram em campo para definir seu futuro na competição – Inglaterra e Alemanha.

Nos jogos do Grupo C, logo pela manhã, a Inglaterra pegava a Eslovênia com a obrigação de ganhar a partida. Enquanto isso, os EUA se pegavam com a Argélia. Tanto Inglaterra quanto os EUA estavam empatados com 2 pontos, resultado de 2 empates, mas os americanos tinham a vantagem de ter empatado em 2x2 com os eslovenos, conta o empate de 0x0 dos ingleses contra os argelinos. A Inglaterra, jogando completamente de vermelho pela primeira vez na história das copas, foi pra cima bem ao estilo inglês – chegava na área e não fazia nada. O jogo empolgou mais pelo que significava do que pelo futebol propriamente dito, porque foram poucas chances de perigo real ao longo da partida. Mas a bola acabou entrando e a Inglaterra conseguiu se segurar mal e porcamente até o fim do jogo, arrancando 3 pontos da Eslovênia.

No outro jogo, entre os EUA e a Argélia, tudo levava a crer que teríamos um 0x0, o que classificaria a Inglaterra e Eslovênia para a próxima fase. E aí veio o último minuto dos descontos e, num derradeiro ataque da seleção norte-americana, a bola rebateu no goleiro e sobrou para Donovan, que não perdoou e meteu para o fundo do gol. EUA 1x0, classificados para a próxima fase da competição e rebaixando a poderosa Inglaterra para segundo lugar no grupo. No último minuto da rodada, a Eslovênia viu sua vaga garantida ir pro beleléu. Deve ter ardido.

Aí, os jogadores de EUA e Inglaterra devem ter ido pro hotel assistir aos jogos do Grupo D para ver quem eles teriam que enfrentar nas oitavas. O Grupo D, de Alemanha, Austrália, Gana e Sérvia era mais um desses grupos indefinidos, em que qualquer coisa poderia acontecer – cortesia da Alemanha que decidiu PERDER pra Sérvia, bla bla bla. Os alemães enfrentavam Gana, enquanto os australianos lutavam com os sérvios, na improvável, mas possível, conquista de uma das vagas.

Para os alemães, bastava ganhar o jogo contra Gana, mas é claro que isso não seria tão simples quanto parecia. A Alemanha, jogando completamente de preto pela primeira vez na história das copas, atacava mais, mas os ganeses vinham com perigo, perdendo gols feitos. E, como é do conhecimento de qualquer um que acompanha a história da Copa do Mundo, perder gol contra a Alemanha é pedir para tomar um. E foi o que aconteceu. Chute de fora da área do ótimo Oezil e 1x0 para a Alemanha. Enquanto isso, no outro jogo, a Austrália fazia 2x0 na Sérvia, e ficava a um golzinho de passar para a segunda fase da competição. Infelizmente para os australianos, a Sérvia conseguiu descontar e, no saldo de gols, a seleção da Oceania perdeu a segunda vaga para a equipe ganesa.

E os africanos puderam comemorar uma seleção do continente indo pras oitavas, como uma espécie de compensação pela eliminação precoce dos anfitriões sul-africanos.

Definidos, então, mais dois confrontos nas oitavas:

EUA x GANA
ALEMANHA x INGLATERRA (JOGÃO!)

Nenhum comentário: