sábado, 26 de junho de 2010

COPA 2010 - 8as - URUGUAI x COREIA DO NORTE - EUA x GANA

CLIQUE AQUI PARA O MOMENTO BOOMSTICK DO DIA:
difícil escolher um único jogo num momento tão decisivo, mas vale
o golaço do Suarez que levou o Uruguai à sua primeira participação
nas quartas de final desde 1970. No vídeo, o resumo da partida.


Primeiro dia das oitavas de final e hora do tudo ou nada – quem perde está fora.

O jogo que abriu esta segunda fase da Copa do Mundo foi Uruguai x Coreia do Sul. A equipe, comandada pelo pitoresco “EL LOCO” Bielsa, buscava a primeira vaga nas quartas de final desde 1970 e foi pra cima da Coreia logo de cara. Com um time ofensivo, o Uruguai chegou ao gol logo aos 8 minutos de jogo, com Suarez se aproveitando de uma falha do goleiro Jung.

Mas se o 1x0 logo de cara dava a impressão que o Uruguai tinha o domínio do jogo, isso não refletiu a realidade do jogo. Ambas as equipes foram pra cima, criando boas oportunidades de gol e causando muitos “UUHHH” dos torcedores. Durante um tempo, parecia que o Uruguai havia desistido do jogo e se retraído, e os Coreanos aproveitaram a chance para atacar sem dó a meta celeste.

No segundo tempo, sem novidades e o Uruguai escondido atrás enquanto a equipe asiática vinha na velocidade, até que, numa bola levantada na área uruguaia, Lee Chung Yong finalmente conseguiu marcar um gol no Uruguai, algo que ainda não havia acontecido nesta Copa do Mundo. Com 1x1 e a Coreia mais forte, tinha-se a impressão de que era só uma questão de tempo até que os asiáticos definissem a partida, mas... numa cobrança de escanteio uruguaia, Suarez (ele de novo) se livrou dos zagueiros coreanos e fez um belíssimo gol, sem chances para Jung. A Coreia tentou revidar, mas não teve como. Uruguai nas quartas de final.

O outro jogo do dia – EUA x Gana – foi emocionante também. Assim como no jogo anterior, o placar foi aberto logo no começo. Gana fez 1x0 com um contra-ataque fulminante do artilheiro da equipe Gyan. E, assim como no jogo anterior, a equipe que fez o gol se retraiu e o outro time veio pra cima. O gol de empate não saiu no primeiro tempo, mas sairia no segundo, quando Dempsey foi derrubado na área por Mensah. Donovan converteu e empatou a partida, que continuaria com pressão norte-americana até o apito final.

1x1 no tempo regulamentar + oitavas de final = prorrogação.

E lá se foram os jogadores para mais 30 minutos de bola rolando. Mas foi só a prorrogação começar que, mais uma vez, Gyan marcava um gol para a equipe ganesa. O artilheiro agora se junta à SELEÇÃO de artilheiros desta copa. São 6 jogadores empatados com 3 gols cada (vale lembrar que o Klose foi expulso contra a Sérvia): Villa, Suarez, Higuan, Vittek, Gyan e Donovan.

Os EUA até tentaram atacar, mas paravam na marcação de Gana, que se tornou o terceiro país africano a chegar a uma quarta de final numa Copa do Mundo.

Definida assim, a primeira partida das quartas e, desta partida, sairá um dos semi-finalistas da Copa:

URUGUAI x GANA.

DUVIDO que alguma casa de apostas tenha imaginado isso.

Amanhã, dois JOGÕES de bola: Alemanha x Inglaterra e Argentina x México. Assisto ao primeiro jogo torcendo pela Alemanha, mas com o coração partido...

Detalhe a quem acompanha o blog: amanhã não terei como postar, por estar na casa dos meus pais. Mas segunda trarei os detalhes dos jogos de domingo (+ a corrida).

Nenhum comentário: