sábado, 12 de junho de 2010

COPA 2010 - COREIA DO SUL x GRÉCIA - ARGENTINA x NIGÉRIA - INGLATERRA x EUA

CLIQUE AQUI PARA VER O MOMENTO BOOMSTICK DO DIA:
triste frango do goleiro da Inglaterra Robert Green,

que acabou resultando no empate dos EUA



Segundo dia de Copa e, logo pela manhã, tivemos Coreia do Sul e Grécia. O jogo não chegou a empolgar, mas mostrou um toque de bola rápido – se bem que não muito produtivo – da equipe coreana e um futebol apático e sem objetividade da equipe grega nesta sua segunda participação em Copas do Mundo. A seleção, que já foi campeã europeia, ainda não sabe o que é marcar um gol num mundial e, francamente, não parece ser desta vez que isto vá ocorrer. Resultado: 2x0 pra Coréia do Sul, um time que pode até entrar na briga pela segunda vaga do Grupo B. Interessante notar que o primeiro gol foi aos 6 minutos do primeiro tempo e o segundo aos 6 minutos da etapa complementar. COINCIDÊNCIA, HEIN?

Aí vamos ao segundo jogo. JOGAÇO. Argentina x Nigéria. Infelizmente, eu que queria ver o Messi, me vi numa quermesse (han? han? han?) na escola dos meus filhos, da qual não tinha como me desvencilhar. Um breve adendo aqui: sou só eu que acho uma pusta sacanagem alguém esquecer que durante este ÚNICO MÊS, num período DE QUATRO ANOS, alguém possa estar mais interessado em ver um jogo pela televisão do que fazer parte de alguma atividade social completamente remarcável? Sério. As pessoas têm 1.431 dias pra marcar o que quiserem. Por que marcar justamente nos únicos 30 que não podem? É pedir muito?

Enfim, lá fui eu pra quermesse, mas não antes de ver quase que o primeiro tempo todo do jogo. O segundo eu ouvi no i-pod e depois fui pesquisar na net quando voltei pra casa. Foi um jogão. Os dois times jogando pra cima um do outro, sem medo. Ao que já estava começando a parecer profético depois dos gols da Coreia, acontece o gol da Argentina aos 6 minutos do primeiro tempo, numa cabeçada do Heinze. Felizmente, a Nigéria não se assustou e foi pra cima, o que rendeu muitos contra-ataques argentinos parando nas miraculosas mãos do goleiro Enyeama.

Enfim, Nigéria atacando de um lado, Argentina atacando do outro, a bola não entrou mais e isso resultou em três pontos pra seleção do Maradona, muito bem encaminhada pra segunda fase do campeonato. Tudo bem que a Argentina não me parece tão imbatível nos gramados quanto aparenta ser nas publicações esportivas, mas até aí ninguém tinha imaginado uma final entre França e Itália na última Copa. Então é mais prudente esperar a segunda rodada antes de fazer prognósticos.

Aí veio o jogo que eu queria ver, por considerar a Inglaterra como séria candidata ao título: Inglaterra x EUA. Pra quebrar a tendência do 6º minuto, desta vez o primeiro gol saiu aos 4, com uma boa jogada que resultou no gol do Gerrard. Na hora, pensei que a Inglaterra finalmente tinha achado a mistura ideal, e comecei a pensar na possibilidade de termos a primeira goleada da Copa.

Mas o que aconteceu foi que, depois do gol, a Inglaterra voltou a jogar como a Inglaterra de sempre – muito talento individual, muito toque de bola, mas nenhuma objetividade lá na frente. Pra piorar a história, lá atrás o goleiro Green levou um frango terrível, ocasionando o empate americano.

Foi patético. Mas até aí, acho injusto condenar um jogador por um único lance. Afinal, da mesma forma que a gente pode argumentar que o resultado teria sido outro se o Green não tivesse soltado a bola, também é verdade que a Inglaterra sairia desta partida com 3 pontos se o Rooney tivesse acertado um gol nos EUA.

Somos humanos. Acontece. Mas, que foi um PUSTA FRANGO, FOI!

Aí, por mais que tentasse, o English Team não conseguiu virar o jogo, e ainda por cima quase tomou o segundo, mas a bola foi defendida pelo Green e bateu na trave. Espero, de verdade, que isso seja apenas o nervosismo da estreia porque, até agora, o único time que me parece com potencial de levantar essa taça é, infelizmente, a Argentina.

Enfim, amanhã tem Alemanha. Vamos ver.

Nenhum comentário: