segunda-feira, 28 de junho de 2010

COPA 2010 - 8as - HOLANDA x ESLOVÁQUIA - BRASIL x CHILE

CLIQUE AQUI PARA O MOMENTO BOOMSTICK DO DIA:
os gols do Brasil serão repetidos ad nauseum na televisão, então nada
mais pertinente que usar este espaço para mostrar como joga o próximo
adversário da Seleção - a Holanda. O Robben (na foto) comeu a bola
nesta partida e deve dar trabalho para a defesa do Brasil no dia 3. Vejamos.


Mais um dia cercado de expectativa nesta Copa do Mundo: os jogos das oitavas para Holanda e Brasil. O time holandês pegava a Eslováquia – time este que havia eliminado a Itália – e o Brasil enfrentaria o Chile, segundo lugar no grupo da Espanha.

O futebol dos holandeses não chegou a empolgar, como foi o caso de Argentina e da Alemanha, mas o jogo teve belas jogadas, boas defesas dos dois goleiros e um Robben justificando a bela campanha do Bayern na Copa da UEFA. Tanto é que, se a Holanda pareceu um pouco sem criatividade em determinados momentos do jogo, foi só o Robben ir pra cima da marcação que, envolvido por zagueiros eslovacos, chutou para o gol e abriu o marcador. Holanda 1x0, um gol de quem entende do negócio.

Depois do gol, a Holanda se acomodou no jogo e ficou tocando bola sem objetividade, o que era arriscado dada, a qualidade técnica eslovaca. O time da antiga Tchecoslováquia atacava com perigo e os holandeses contra-atacavam da mesma forma, tornando o jogo altamente divertido. Ambos os goleiros foram muito exigidos e o eslovaco Jan Mucha chegou a fazer uma defesa quase espírita num chute a queima-roupa de Mathijsen COM A CARA. Ouch.

No segundo tempo, mais pressão eslovaca e, incluindo uma inacreditável chance desperdiçada por Vittek (graças ao bom goleiro Stekelenburg). Aí, em mais um contra-ataque, a Holanda matou o jogo num cruzamento de Kuyt, com a bola sobrando livre para Sneijder fazer Holanda 2x0.

O jogo só não terminou assim porque, nos descontos, Stekelenburg fez um pênalti para brecar um ataque eslovaco. Vittek agradeceu e cobrou. O atacante agora empata com o argentino Higuan na artilharia da competição, com 4 gols marcados (mas já está a caminho de casa).

Brasil x Chile foi um jogo bem melhor que a última partida brasileira, contra Portugal. O jogo parecia muito equilibrado no primeiro tempo, com tanto Brasil quanto Chile tentando quebrar o sistema defensivo do adversário. Mas, quando se joga contra seleções de peso como o Brasil, não é aconselhável desperdiçar chances de gol. O Chile desperdiçou e o resultado viria em uma sucessão de dois gols, no fim do primeiro tempo. O 1x0 veio num cruzamento na medida para uma oportunista cabeçada de Juan. O segundo gol viria minutos depois, com o Chile ainda tentando assimilar o primeiro, num rápido e mortal contra-ataque brasileiro que terminou nos pés de Luis Fabiano. Brasil 2x0 e um segundo tempo inteiro pela frente.

Com os jogadores voltando dos vestiários, o jogo continuou mais ou menos como tinha parado – com o Chile tentando ataques à meta de Júlio César, mas esquecendo-se da defesa. E aí veio a pá de cal nas pretensões chilenas num lindo gol de Robinho que, de acordo com o Galvão Bueno, agora iguala a marca de Pelé no quesito GOLS MARCADOS CONTRA O CHILE. Eu nem sabia que isso qualificava como estatística.

O Chile continuou sua pressão, mais por questão de honra, mas todo este esforço não surtiu efeito. Brasil x Holanda nas quartas de final. Mais uma vez, a Holanda vem forte para a Copa do Mundo e pega logo o Brasil pela frente. Vai ser imperdível e o vencedor deste confronto deve - pela lógica - chegar à final da Copa.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ou não também.