domingo, 13 de junho de 2010

F1 2010 - GP DO CANADÁ

Apesar de ter se equivocado nas previsões para sexta e sábado,
a meteorologia afirmou que para a corrida a história seria outra
e iria chover muito. Infelizmente, a história foi a mesma de sempre,
com as previsões errando NA MOSCA.


Fim de semana visceralmente esportivo, com um jogo da Copa atrás do outro e uma corrida de Fórmula-1 enfiada lá no meio dos jogos – o GP do Canadá.

Tradicionalmente uma de minhas pistas favoritas, o circuito de Montreal proporcionou uma corrida cheia de acontecimentos interessantes, muitas paradas nos boxes, disputas ferrenhas por posição e punições. Infelizmente, faltou a tal chuva que havia sido prevista.

A primeira surpresa foi a pole do Hamilton, conseguida nos últimos instantes da classificação, com quase zero de combustível no tanque – tanto que precisou ser rebocado para os boxes. Atrás dele, a dupla Red Bull, mas o Webber acabou punido pela troca do câmbio de sua Red Bull e largou mais pra trás.

Com isso, a largada teve Hamilton segurando a ponta, seguido por Vettel e um surpreendente Alonso. Logo na primeira curva, acidente entre Luizzi e Massa, o que acabou sobrando também para o de la Rosa e ocasionou um pitstop prematuro para os 3.

Aliás, com poucas voltas de prova, já se percebia que os pneus não estavam resistindo conforme o esperado, e todo mundo começou a entrar para efetuar suas trocas. Nesta primeira parada dos boxes, o Alonso conseguiu se beneficiar e ultrapassar o Hamilton, se tornando claro candidato à vitória da prova.

Além de paradas, o que se viu em abundância na prova canadense foram acidentes. A impressão era que, a cada volta, alguém batia em alguém, alguém saía da pista, cortava chicane... não por acaso, a quantidade de “Incidente tal está sendo investigado pela direção da prova” que vimos sinalizados na tela da TV deve ter batido algum recorde.

A prova teve boas disputas – entre Kubica e Sutil, Hamilton e Alonso, Schumacher e Kubica e até mesmo uma polêmica saída dupla dos boxes, com o Hamilton e o Alonso disputando a saída até o último instante.

Quem definitivamente não deve estar comemorando muito o fim de semana é o Massa, que teve uma corrida recheada de incidentes, tendo que trocar duas vezes o bico de sua Ferrari.

De modo geral, a prova parecia apresentar muitas alternativas, porque cada equipe tinha sua própria estratégia para a prova. Reflexo disso foi a alternância de líderes que a prova teve, incluindo a liderança provisória do Sébatien Buemi. Durou só algumas poucas voltas, mas foi o suficiente para atrapalhar a vida do Alonso e permitir que o Hamilton fizesse uma ultrapassagem à la Nigel Mansell e assumir a ponta na entrada do bom piloto suíço nos boxes.

Depois da última troca de pneus, os carros foram se acomodando em suas O desgaste de pneus privilegiou quem pilota com um estilo mais limpo, como é o caso do Button. Como consequência, o inglês logo estava se aproximando perigosamente do segundo lugar Fernando Alonso e se aproveitou de um lapso do piloto da Ferrari para ultrapassá-lo e se consolidar como segundo colocado na prova.

Assim terminaram os 3 – Hamilton, Button e Alonso, com a dupla da Red Bull se arrastando em 4º (Vettel) e 5º (Webber). No final da prova, o Schumacher ainda protagonizou alguns momentos divertidos ao perder rendimento na sua Mercedes e ficar vendendo caro cada ultrapassagem, por mais inevitável que ela fosse – explicando aí a segunda parada nos boxes do Massa, que tentou ultrapassar o alemão no final da reta e acabou tocando o bico na lateral da Mercedes. O incidente está sob investigação.

Enfim, novo líder para o Campeonato – o inglês Lewis Hamilton, seguido por perto pelo seu companheiro Jenson Button. Toda aquela superioridade da Red Bull estaria indo pelo ralo?

2 comentários:

Mark disse...

Puta post cheio de erros. Estow impreçionado...

Com relação ao comentário: "'Incidente tal está sendo investigado pela direção da prova' que vimos sinalizados na tela da TV deve ter batido algum recorde." Será que o recorde bateido não foi o de "Incidente tal investigado pela direção da prova"?

Mark disse...

Verificação de palavras: weessesh
Publicado apenas pq é uma puta verificação de palavras legal.